segunda-feira, 14 de junho de 2010

Um dia com o Laurentino.



Amigos leitores, que são poucos, mas da mais alta estirpe social, vou lhes contar que hoje foi um dia prazeroso para mim, não no sentido carnal, mas por conta de um encontro com um escritor, que tanto me conquistou com a sua obra.
O livro é "1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil" do jornalista Laurentino Gomes.
Essa obra, que serve para todos, desde leigos a acadêmicos, pois reconta como foi que uma corte real europeia foge para sua colônia selvagem e atrasada, porque estavam sendo atacadas pelas tropas napoleônicas.
Vcs já estão cansado de saber desta história né?! Caso contrário, adquira o livro do autor comentado deste post. Mas o objetivo desta postagem é comentar como fiquei encantado com o Laurentino Gomes.
Quando cheguei na Biblioteca, já o vi parado na porta, minhas mãos tremeram, pois eu estava vendo a pessoa que me proporcionou momentos tão bons em meus dias com a leitura de 1808. Ele me olhou e veio ao meu encontro me cumprimentar, foi gentil e começou a puxar papo comigo. Gente, eu estava conversando com o cara que mais vendeu livros no Brasil nos últimos 3 anos, mais de 1 milhão de cópias....
Perguntei a ele por qual motivo havia escrito o livro, e ele disse-me que era Editor da Revista Veja, quando surgiu a ideia de montar um projeto sobre a vinda da família Real ao Brasil, mas que a revista não quis levar adiante, então, ele esperou o ano de 2007 para lançar o livro que iria tratar de uma história que iria fazer 200 anos no ano seguinte.
Logo ele já contou uma notícia exclusiva, e que vou passar para vcs, of course, logo logo ele publicará um livro sobre a Independência brasileira, e o nome....hahaha....1822. Inclusive disse para mim que tinha terminado de escrever o livro ontem e já fôra enviado para a editora, mas não para por aí amigo leitor, ele irá escrever mais um, agora, sobre a Proclamação da República, que se chamará....1889. Ou seja, fechará com chave ouro, sendo uma trilogia da história do Brasil.
O cara foi muito simpático e sorridente, além de tudo, um homem bem apresentável, muito charmoso e cativante.
Depois dessas trocas de informações, sobre livros, ele perguntou se eu fazia Geografia na Unesp...tava óbvio, pois estava com a blusa da faculdade, respodi positivo, e ele começou a dizer que tinha muitos amigos lá.
Mas já era quase 10 horas, então ele apertou a minha mão, pediu licença e foi ao palco falar sobre o seu livro....na plateia, estavam alunos apáticos, que nem ligavam para esta ilustre presença, e sequer sabiam de seu sucesso literário, afinal, para esses adolescentes de hoje em dia, os seus fãs são participantes de BBB, o Justin Bierber, ah sei lá como escreve o nome dele....mas falando nesse cantorzinho de 1 estrofe só, aquela música do Baby...baby...baby...baby..óhhh...para mim parece a trilha musical de Uma dor de barriga forte, a chamada diarreia a jato....bem....meus amigos, desculpem-me por essa expressão tão escatológica, mas fico pasmo com a falta de senso e reação destes alunos, que sim, pasmem, serão o futuro da nação.
Queridos...a palestra terminou e eu logo subi ao palco, enquanto os alunos saíam correndo pela porta da biblioteca como se fosse uma boiada saindo pela porteira. Eu estava com o livro, que comprei assim que lançou, em 2007, e fui pedir um autógrafo, quereeedos eles foi solícito e autografou com muita simpatia. Pedi que retornasse para Leme, e sua resposta foi positiva e assim: "Quem sabe eu não volte aqui para lançar o meu próximo livro"...hehe....leitores, eu sei que ele estava sendo gentil, pois afinal de conta, que autor seria louco o suficiente para lançar um livro aqui em Leme? Aqui é o local onde o Judas perdeu a meia, pois ele já tinha perdido as botas em outro lugar primeiro.
Bem é isso meus amigos....Meu dia foi bom, pois encontrei-me com Laurentino Gomes
ABAIXO O AUTÓGRAFO DELE EM MEU LIVRO, SE QUISER AMPLIAR É SÓ CLICAR EM CIMA DA FOTO:


4 comentários:

Paulo Braccini disse...

que privilégio eim? Laurentino Gomes e sua obra 1808 é sensacional ...

bjux

;-)

Vaca Jersey disse...

Adooooro! Acho tietagem super válido... hehehe!!! Valeu, Denis!!! E logo imaginei que tu ias curtir a banana... hahahaha... just kidding, man!!!!! Hugzz!

Marlon disse...

Ah que legal. Tem várias palestras incríveis aqui na minha faculdade, e o pessoal não aproveita, vai entender essa geração rsrs.
A propósito, Judas Perdeu as botas, na minha cidade natal, Santa Cruz das Palmeiras ahahahaha.
Abraços.

Vaca Jersey disse...

Fala, guri! Valeu pelo teu comment e pelas belas palavras!!! Adorei mesmo... não sei se é para tanto, mas elogio a gente sempre gosta, né? Hahahaha!!! Mas teu estilo de escrita é bom tb! Na boa! Hugz, querido!