segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Estou de Luto.

Muitos devem estar pensando que algum ente querido por mim faleceu. Felicito-os em comunicar que não morreu nenhuma pessoa querida por mim. Entretanto, vc começou a se perguntar, o motivo por eu estar de luto.
Estou de luto por uma classe de profissionais que desde o começo da ditadura de 1964 vem sendo perseguida e perdendo prestígio na sociedade, uma classe que deixou de ter poder aquisitivo, uma classe que nos dias de hoje passa a conhecer doenças ocasionadas pelo estresse, pelo medo e pela injustiça.
A atual escola brasileira, tanto as públicas e privadas, está diante de um paradigma desanimador: alunos desinteressados, alunos mal-educados, pais de alunos ausentes, violência, drogas na escola, superlotação das salas de aula e um governo que cercea e criminaliza a categoria dos professores atribuindo a eles o fracasso do ensino.
Estou de luto, porque sei da importância da Educação como libertadora do ser humano. Estou de luto porque a nossa educação não liberta e muito menos ensina.
Se os professores estão sofrendo numa escola que está falida e não ensina é porque estamos diante de um problema sociológico grave, que o governo permitiu acontecer com a sua omissão e consentimento, afinal os governantes não querem pessoas bem educadas e críticas na hora de votar.
Para finalizar, lembro-me de um professor de filosofia que nos disse em uma palestra: "A escola é o termômetro da sociedade", e é por ela que começamos a mudar a sociedade, mesmo que seja um processo lento, mas nunca devemos nos esquecer de sua grande função: formar um indivíduo crítico e não um fantoche dos grandes grupos de comunicação e políticos demagogos.
Para finalizar: Estou de luto não só pelos professores mas pela educação brasileira.

Denis Roger Faria.

PS: Feliz dia dos professores no dia 15 de outubro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com sua colocação. Sou professora da rede pública Municipal e hoje me deparei com uma triste notícia: o fechamento de 40 salas de aula na rede pública. O resultado disso: salas superlotadas, professores esgotados, alunos irritados e dispersos,culminando com a decadência do processo ensino/aprendizagem! Parabéns Secretaria de Educação do Município de Leme. Parabéns prefeito!!! Percebemos que vcs se preocupam muito com Educação lemense!

Anônimo disse...

P.S.: Um VIVA ao professor!!!
Ou melhor: Que o professor e a comunidade SOBREVIVAM...

Silvana da Costa Alves disse...

Há muito eu repiso na questão da EDUCAÇÃO como única fonte de salvação e crescimento de uma nação.
http://tartarugamiga.blogspot.com/2009/12/ainda-ontem-noite-uma-amiga-e-eu.html