quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Elas andam dominando....

Faz tempo que não escrevo aqui....srsr

O assunto é: Meninas no poder.
Ainda bem que já se foi o tempo da idade média e um pouco do machismo, um pouco, porque em algumas partes do globo o machismo é gritante. Entretanto,em algumas localidades já contamos com mulheres no poder executivo de seus países, estados, províncias, departamentos, regiões, municípios, condados, etc...
Para se ter uma noção, você sabia que a maior democracia do mundo é governado por uma girl?...heheh não vá pensar que a maior democracia do mundo é China...hehe lá na China eles nem sabem o que é democracia.
Mas voltando ao assunto, a Maior democracia do mundo é um país que faz fronteira com a China, sim- para os que pensaram que é a Índia.
Com uma população de 1.169.015.510 de Habitantes (um bilhão, cento e sessenta e nove milhões, quinze mil e quinhentos e dez habitantes), a Índia é presidida pela Srª Pratibha Patil de 78 anos.


Mas não é a primeira vez que a Índia foi governada por uma mulher, Indira Gandhi foi primeira-ministra da Índia entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984. [OBS: NA ÍNDIA O POVO ESCOLHE UM PRESIDENTE E O PARLAMENTO ESCOLHE UM PRIMEIRO MINISTRO, AMBOS TEM A TAREFA DE GOVERNAR O PAÍS]


O interessante é que a nora de Indira Gandhi, Sonia Gandhi de 62 anos - ganhou as eleições parlamentares indianas de 2004 para ser a primeira ministra da Índia, mas não pôde assumir por não ser natural daquele país. Sonia Gandhi é uma italiana que vive na Índia desde 1968 quando se casou com Rajiv Gandhi, filho de Indira Gandhi. Atualmente, Sonia Gandhi é a presidente do maior partido da Índia e se mantém ativa na política deste país.


Indo para a Europa, podemos nos deparar com a belíssima, mas punho de ferro na política, Yulia Timoshenko de 48 anos - primeira-ministra da Ucrânia.



Que tal a ilustríssima Doutora em Física e atualmente Chanceler(funções parecidas com a de primeiro-ministro) da Alemanha, Angela Merkel de 54 anos. Essa mulher é responsável por dirigir a 3ª maior economia do planeta.


Nos países escandinávios, encontramos a Finlândia, país de origem da Empresa NOKIA, que é governado por Tarja Halonen, uma advogada de 65 anos que cumpre o seu segundo mandato como presidente de seu país.


Não poderia deixar de escrever sobre a Dama de Ferro - Margaret Thatcher, que foi a primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990. Thatcher ficou conhecida no mundo inteiro por sua intensa reforma neoliberal no Reino Unido, tais reformas visavam acabar com a inflação e privatizar indústrias estatais, além de privatizar os sistemas de educação e saúde. Seu governo foi marcado com uma certa impopularidade, pois praticamente acabou com medidas sociais, chegando até mesmo a abolir o salário mínimo e a podar os poderes dos sindicatos. Entretanto é lembrada pela sua atuação na Guerra das Malvinas, contra a Argentina, do qual o Reino Unido saiu vitorioso, e Margaret Thatcher mais popular.
Margaret Thatcher, atualmente tem 83 anos, é do partido conservador inglês e sua formação é de Química pela Universidade de Oxford.


Na Libéria, um país na costa Atlântica do continente Africano, que foi criado pela American Colonization Society e com a ajuda do governo dos EUA, para oferecer aos negros que foram tratados cruelmente na escravidão, um país na África. Coisa mais arrogante e preconceituosa, tal medida ao meu ver foi racista, pois a maioria dos estadunidenses (brancos) tinham medo de um levante dos negros contra os brancos, como ocorreu no Haiti, além é claro de muitos estadunidenses brancos serem contra a miscigenação de brancos com negros. Obviamente que muitos negros dos EUA recusaram essa idéia, indo uma parcela apenas para o que hoje é a Libéria.
Voltando ao assunto de mulheres no poder, hoje a Libéria é governada pela Economista formada em Harvard - Ellen Johnson-Sirleaf de 69 anos.


Indo ao Oriente Médio devo destacar que Israel já foi comandado por uma mulher, que durante o seu governo, seu país foi atacado de supresa no feriado judeu de Yom Kippur (dia do perdão) por tropas da Síria e do Egito, a Guerra do Yom Kippur como ficou conhecida, durou 20 dias no ano de 1973 e permitiu um resultado muito positivo para Israel, que ficou sete vezes maior de tamanho com a Incorporação da Península do Sinai e o controle do Canal de Suez, que pertenciam ao Egito, além de conseguirem tomar dos sírios as colinas de Golã, onde situa-se a nascente do Rio Jordão. Em 1978, o Egito foi o primeiro país Árabe a reconher o estado de Israel através do acordo de Camp David (EUA), resultando também na devolução por parte de Israel do canal de Suez e da Península do Sinai, resumindo Egito e Israel nunca mais se estranharam, brigaram, ou entraram em guerra, hoje são parceiros econômicos e visam uma saída conjunta para os palestinos.
Mas quem foi essa mulher que conseguiu tal feito quando governou Israel?
Golda Meier, foi a primeira-ministra de Israel durante 1969 a 1974 e que sempre é lembrada por sua firmeza na direção do país. Golda Meir nasceu em Kiev (capital da Ucrânia)em 1898 e faleceu em Jerusalém em 1978 com 80 anos.


No Paquistão devemos considerar a grande atuação política de Benazir Buttho, que foi a primeira mulher a governar um estado muçulmano por duas vezes, a primeira vez em 1988 a 1990 e a segunda vez de 1993 a 1996.
Benazir Buttho foi assassinada quando voltava de um comício em Rawalpindi em 2007, ela buscava se eleger presidente de seu país com a redemocratização do Paquistão, que vivia sobre uma ditadura, o marido de Benazir Buttho acabou se elegendo democraticamente em 2008 como presidente do Paquistão.


No arquipélago que são as Filipinas, uma mulher também preside esse país, seu nome - Gloria Macapagal-Arroyo de 61 anos.


No Canadá encontramos Michaëlle Jean, a governadora-geral (representante do chefe de estado do Canadá, que é a Rainha Elizabeth II). OBS:O Canadá e mais 52 nações participam da Commonwealth of Nations, ou seja, essa comunidade de nações é composta por 53 países independentes e com governos interinos próprios, mas que ainda possuem de maneira simbólica como chefe de estado a monarca britânica Elizabeth II.
Abaixo você vê a Governadora Geral do Canadá Michaëlle Jean de 51 anos, que é haitiana, mas que vive no Canadá desde os 11 anos, os títulos que Michaëlle Jean recebe por causa do seu cargo são Vossa Excelência e Muito Honorável.


Na América do Sul, atualmente contamos com duas mulheres no poder, no Chile temos uma médica que antes de ser presidente do seu país, foi ministra da saúde e defesa, refiro-me a Michelle Bachelet de 57 anos.


Em terras portenhas, en Argentina a belíssima e perua declarada, Cristina Kirchner de 55 anos, causa balanços nos corações de políticos durante reuniões e eventos mundiais, além é claro de ser a alegria de seus cabeleireiros, maquiadores e das lojas em que compra os seus modelitos(ela nunca repetiu sua roupa desde que empossada presidenta da Argentina), etc...


..
....
.....
......
.......
........
.........2010?........in Brazil! heheh, não poderia deixar de colocar pelo menos uma foto dela, foto bem recente, pois enquanto ela estava de férias, aproveitou para fazer umas plásticas e mudar a cor do cabelo...srrs.
Não estou fazendo propaganda política, mas até agora Dilma Roussef é o nome mais cotado para concorrer a presidência da república pelo partido dos trabalhadores. É aguardar o momento.




Deni Rogê!

7 comentários:

Unknown disse...

Antes Dilma que Serra... Mas o fato é um só: todos estão de olho no Planalto - 2010 é agora!

Anônimo disse...

São muitas mulheres que você mostra, e em outros cargos também estão conquistando os melhores lugares, são juízas, promotoras, delegadas e tudo o mais.
Obrigado por sua visita e comentário no meu blog.
Tenha um ótimo final de semana.

Anônimo disse...

É meu amigo, é o ''sexo frágil'' que vem dominando o mundo! Eu acho que se os brasileiros não fossem tão machistas (principalmente os do inteior do país) Dilma Roussef com certeza poderia sair vencedora da próxima eleição! Pelo menos o meu voto já está garantido!

Felipe P. Colpani

Anônimo disse...

adorei!!!
xD

barbara.steffani@bol.com.br

Amilton disse...

Dou o maior apoio a elas! Agora a Dilma... não sei não! Ela não conhece o Brasil, tão pouco seus problemas. Tem muita coisa pra se fazer no Brasil e lea não dá nenhum pitaco!
Abs,
Amilton.

PS: Linkei seu blog.

Mauro Dmitri Costa disse...

antes dilma que cerra ..

Anônimo disse...

Cristina Kirchner além de belissima é super estilosa!!!